segunda-feira, 18 de novembro de 2013

QUAIS AS ERVAS IDEAIS PARA EMPLASTROS E BANHOS?




Quais as ervas ideais para emplastros e banhos

As propriedades das ervas medicinais para uma série de males é bastante divulgada e sempre foi um hábito brasileiro. Os chás são a forma mais conhecida de uso de ervas e hortaliças, mas algumas também podem ser usadas como emplastros ou banhos.
No Brasil, o conhecimento das propriedades de plantas medicinais é uma das maiores riquezas da cultura indígena, uma sabedoria tradicional que passa de geração em geração. O índio tem um conhecimento profundo da flora medicinal, retirando dela os mais diversos remédios, usados de diferentes formas.
Publicidade
Suas práticas curativas e preventivas estão relacionadas com o modo como ele percebe a doença e suas causas, sendo realizadas pelo pajé em rituais cheios de elementos mágicos e místicos.
Existe uma grande quantidade de espécies em todo o mundo e a Amazônia abriga 50% da biodiversidade do Planeta. De acordo com dados de instituições de pesquisas da região, cerca de 5 mil, dentre as 25 mil espécies amazônicas, já foram catalogadas e suas propriedades terapêuticas estudadas.
Mais de 25% de todos os medicamentos são de origem vegetal. As plantas medicinais sempre foram objeto de estudo, buscando-se novas fontes para obtenção de princípios ativos, responsáveis por sua ação farmacológica ou terapêutica.

Saiba um pouco mais sobre o uso de ervas e hortaliças para banhos ou emplastros medicinais:
AGRIÃO: Em chá é muito útil em doenças das vias urinárias, catarros, além de ajudar na limpeza do fígado. Como emplasto, também é usado para curar a glândula tireóide, basta amassá-lo e aplicar no pescoço. A mistura do emplasto feito de agrião, arruda e carvão cicatriza feridas.
ALHO: Ótimo para purificar o sangue e combater infecções. Em forma de emplasto, ajuda a eliminar tumores.
ARNICA: É uma planta excelente para apressar a cura de machucados e pancadas. Seu uso é somente externo, após infusão em álcool, ou sob a forma de emplasto.
BABOSA (Aloés): Embora possa ser usada como chá, o mais prudente é usar externamente. Lave olhos inflamados e feridas de difícil cicatrização. Use água e babosa (aloés) em pó ou o suco das folhas aplicado sobre as feridas e, ainda, o pó diretamente sobre as feridas. O suco de babosa é muito útil para evitar a queda de cabelos e na cicatrização de tumores.
CAMOMILA: Antiinflamatória, calmante estomacal, pode ser usada em chás. Externamente, emprega-se nos emplastos de linhaça ou simplesmente em saquinhos cheios de flores de camomila, aquecidos e úmidos, aplicados no local - ouvido ou estômago.
EUCALIPTO: É desinfetante, antisséptico, combate catarro e febre. Faça chás e use externamente em loções, banhos de vapor e compressas, sob a forma de óleo ou essência.
HORTELÃ: Uma planta que possui muitas qualidades curativas. É calmante, tônica, antiespasmódica, combate os vermes intestinais, fortalece o estômago, favorecendo a digestão. Usa-se também externamente como emplasto quente para acalmar certas dores de estômago.
LINHAÇA: Bata no liquidificador até obter uma farinha, que é indicada para casos de prisão de ventre. É muito indicada para o uso em emplasto, associada a outras plantas.
MALVA: As raízes e as folhas dessa planta são cicatrizantes e antiinflamatórias. Uso externo - faça gargarejos para afecções da boca e garganta. Útil na lavagem vaginal, para feridas do útero e outros problemas ginecológicos. Usa-se em banho de assento do chá bem forte da raiz e das folhas.
SABUGUEIRO: Uma planta que favorece o suor; o chá das flores é bom para os períodos de doenças eruptivas. Uso Externo: tome banho com a fervura das flores e folhas.
SÁLVIA: Usada internamente, é boa para problemas digestivos. Externamente, use para lavar a boca em caso de aftas. O gargarejo com o chá forte combate infecções das amígdalas. Também serve para lavar feridas.

(Por:Tainá Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário