segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Chá


Tempo de infusão e temperatura da água

O tempo certo de infusão e a temperatura adequada da água são essenciais no preparo de uma boa bebida. É comum nos esquecermos de retirar o chá da água e, quando provamos a bebida, encontramos um sabor pouco agradável. Se deixado por mais de 4 minutos em infusão, o chá verde japonês, por exemplo, torna-se muito amargo. Se a temperatura da água for alta demais para determinados tipos de chá, pode chegar a danificar as folhas e prejudicar o seu sabor.
Assim como na preparação de cafés gourmets, a temperatura da água para os chás não deve atingir o ponto de ebulição. A presença do oxigênio na água é muito importante na obtenção dos melhores sabores. Por isso, basta observar a água e retirá-la do fogo assim que surgirem as primeiras bolhas. Nesse momento, caso não disponha de um termômetro, a temperatura aproximada é de 95 °C. Para temperaturas mais baixas, basta deixar a água esfriar por 5 minutos. 
O quadro abaixo oferece a temperatura e o tempo de infusão ideais para cada tipo de chá.
Tipo de chá (Camellia)
Temperatura da água (°C)
Tempo de infusão(em minutos)
Branco
70
5 – 8 
Verde chinês
80
Verde japonês (primavera)
60
1 ½
Verde japonês (outros)
80
2
Vermelho chinês
95
4
Vermelho indiano – Darjeeling
95
4
Vermelho indiano – Assam
95
4
Oolong
95
5
Pu-erh
95
4

Para os herbais, que não são produzidos com folhas de Camellia sinensis, tais como “rooibos” (“arbusto vermelho” em africânder), camomila, erva-cidreira e capim-limão, a temperatura adequada da água é de 100 °C e o tempo de infusão indicado é de aproximadamente 4 minutos.
 DICA: para facilitar a preparação do chá, sugerimos o uso de um cronômetro ou de uma ampulheta como esta ao lado, que possui três medidas de tempo para o chá verde, branco e preto.
(Por: Jéssica Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário