segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O poder das plantas no aumento de rendimento

medicina-alternativa-o-poder-das-plantas-no-aumento-de-rendimento

Com tantos atletas profissionais sendo pegos nos exames antidoping, resta a pergunta: Existem substâncias capazes de aumentar a performance, não prejudicar a saúde e não serem ilegais? Sim, elas existem e podem estar espalhadas pelo nosso quintal.

As plantas chamadas adaptógenas, que são reconhecidas pelos benefícios no treinamento de atletas, podem ajudar esportistas a alcançar seus objetivos mais rapidamente. A mais comercializada atualmente é a Rhodiola Rósea L. Ela compreende o aumento da oferta de energia, propiciando um aumento do tempo de exaustão ao esforço físico e a melhora na recuperação pós-exercício.


A planta também ajuda problemas relacionados com o psicológico. Reduzindo os prejuízos causados pelo estresse, pela modulação dos níveis de neurotransmissores cerebrais, proporcionando tranquilidade emocional e benefícios à cognição e a memória.

O extrato da planta não é considerado doping pela WADA (World Anti-Doping Agency) porque sua ação é moduladora da resposta ao estresse, e não estimulante físico ou mental.

Estimulante - A diferença do extrato da planta para as substâncias estimulantes ocorre porque a primeira te deixa no seu melhor estado, enquanto a segunda faz seu corpo ultrapassar o próprio limite. O estimulante desequilibra as funções orgânicas, aumenta o dispêndio de energia, o risco de lesões e o desgaste pós-exercício.

Posologia - Caso o esportista esteja interessado em consumir o produto, não pode esquecer que ele também tem propriedades medicinais. 


A média é tomar cerca de 400 miligramas de extrato ao dia, preferencialmente no período da manhã. Pessoas com insuficiência renal e hepática não devem consumir a substância.


Postado por: Caique Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário